Bursite
A bursite é uma doença na qual as bolsas articulares (bursa) ficam inflamadas, acompanhadas de maior formação e acúmulo de exsudato (líquido) em suas cavidades.
Sintomas e diagnóstico
Sintomas de bursite:
- dor nas articulações (geralmente joelho ou cotovelo);
- inchaço e vermelhidão ao redor da articulação;
- amplitude de movimento limitada;
- aumento da temperatura na articulação.
Métodos de diagnóstico:
- exame por um cirurgião;
- radiografia de uma articulação doente;
- Ultra-som da articulação;
- punção da cavidade da bolsa articular, com exame bacteriológico do fluido resultante.
Doenças com sintomas semelhantes: artrite, deformação da osteoartrose.
Curso da doença
Existem duas formas de bursite: aguda e crônica.
A bursite aguda desenvolve-se repentinamente – em 2-3 dias. Como regra, o paciente acorda e encontra vermelhidão, inchaço e dor na articulação. Isso geralmente ocorre após uma carga intensa na articulação ou após uma doença infecciosa aguda. Ao longo de vários dias, os sintomas aumentam e depois diminuem gradualmente. Se não tratada, a bursite pode progredir para o estágio crônico.
A bursite crônica se desenvolve gradualmente ao longo de vários meses. Pode ocorrer como resultado de bursite aguda ou aparecer no contexto de outras doenças inflamatórias dos ossos e articulações (artrite, gota, deformidade do hálux valgo). Na área articular, há um inchaço suave limitado e arredondado, a pele acima dela é móvel, não é alterada, a função do membro não é prejudicada. O processo crônico pode piorar; isso aumenta a quantidade de fluido na cavidade da bolsa articular.
Complicações da bursite: A bursite crônica pode levar a aderências de cicatrizes na articulação e diminuição da mobilidade articular.
Previsão Resultados adversos da bursite aguda podem ocorrer quando é complicada por artrite, osteomielite, fístula, sepse.
Razões e Prevenção
As causas da bursite são uma infecção que penetra na bolsa articular, sobrecarga mecânica da cápsula articular durante sua deformação ou sobrecarga. O perigo de desenvolver bursite ocorre quando:
- dano articular;
- sobrecargas nas articulações;
- deposição de cálcio nos tendões;
- infecções várias artrites (inflamação das articulações);
- gota um aumento acentuado na atividade física.
Prevenção de bursite:
tratamento oportuno de doenças infecciosas;
dosar a carga ao praticar esportes de acordo com o treinamento;
correção de deformidades articulares, especialmente das articulações dos pés.
Tratamento
A bursite é tratada por um cirurgião de trauma ortopédico e cirurgião. É necessário consultar um médico ao primeiro sinal da doença.O tratamento da bursite aguda é realizado na clínica. Com o desenvolvimento da bursite crônica, a hospitalização pode ser necessária. Durante a dor aguda, quatro regras devem ser seguidas:
paz – a articulação doente deve ser imobilizada (para isso você pode usar ataduras e outros fixadores);
frio – de tempos em tempos o ponto dolorido precisa ser massageado com um bloco de gelo (através do tecido);
compressão – compressão com bandagens elásticas reduz a dor;
levantar – é aconselhável manter a articulação danificada levantada com a ajuda de travesseiros.
Objetivo do tratamento: luta contra a infecção, prevenção de complicações, redução da frequência de exacerbações. Prescrito: agentes antimicrobianos, anti-inflamatórios e analgésicos. As dosagens e os medicamentos devem ser determinados pelo médico assistente, dependendo das condições gerais do paciente e das características do curso da doença. Além disso, com bursite, fisioterapia e terapia por ondas de choque são usadas.
Na bursite crônica, que não é passível de tratamento conservador, é realizada uma operação – dissecção da bolsa articular inflamada, remoção de aderências e lavagem com soluções anti-sépticas.